Homem morre baleado após ameaçar policiais no Arco do Triunfo em Paris


Um homem foi baleado por policiais, após ameaçá-los com uma faca, e acabou morrendo, em um dos principais pontos turísticos de Paris, o Arco do Triunfo. O incidente aconteceu nesta sexta-feira (13/2), durante a tradicional cerimônia de reacendimento da chama no Túmulo do Soldado Desconhecido.

Segundo o Le Monde, o homem foi baleado por diversas vezes e precisou ser hospitalizado em estado grave. Antes, ele conseguiu ferir de leve a mão de um policial com a faca que portava. Segundo o site francês RTL, o homem não resistiu aos ferimentos e morreu.

Ele era residente no subúrbio de Seine-Saint-Denis, ao norte de Paris, e já era conhecido das autoridades, tendo sido submetido a medidas de controle administrativo e vigilância e obrigado a comparecer diariamente a delegacias.

O ministro do Interior, Bruno Retailleau, afirmou que os motivos do ataque ainda são desconhecidos. Já o gabinete do procurador nacional antiterrorismo da França, Olivier Christen, anunciou que assumiu o caso e abriu uma investigação.

Por motivos de segurança, a estação Charles de Gaulle-Étoile, servida pelas linhas de metrô 1, 6 e RER A, foi fechada ao público.

Entenda a cerimônia

O reacendimento da chama no Túmulo do Soldado Desconhecido é feito todas as noites, às 18h30. A cerimônia tem o intuito de manter viva a memória de todos os militares franceses e aliados mortos no campo de batalha da Primeira Guerra Mundial.

Segundo o comitê responsável pelo ato, em 10 de novembro de 1920, o soldado Auguste Thin, acompanhado por André Maginot, ministro das Pensões, selecionou um soldado desconhecido dentre oito caixões contendo os corpos de militares franceses não identificados.

Os restos mortais foram transferidos para debaixo do Arco do Triunfo no dia seguinte, antes de serem sepultados em seu local definitivo em 28 de janeiro de 1921. Mas, para manter viva a memória, o jornalista Gabriel Boissy lançou a ideia de uma chama simbólica, a Chama da Lembrança, que é acendida desde 11 de novembro de 1923.



Source link

Deixe um comentário

Translate »