O deputado federal bolsonarista, Helio Lopes (PL-RJ), confirmou nesta quinta-feira (19/2) que pretende, com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), entrar na disputa pela vaga indicada pela Câmara no Tribunal de Contas da União (TCU).
Em publicação nas redes sociais, Helio Lopes disse que conversou com lideranças, incluindo o ex-presidente, a quem visitou na prisão no início do mês, sobre a sua intenção e que irá procurar o apoio de parlamentares. Segundo ele, já contaria com 80 votos.
A intenção do deputado bolsonarista esbarra, porém, em acordos previamente estabelecidos pela cúpula da Casa. Como mostrado pelo Metrópoles, o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) reforçou a articulação para indicar Odair Cunha (PT-MG) ao TCU.
Por outro lado, um crescente descontentamento em relação ao acordo levou algumas bancadas a lançarem nomes próprios, a exemplo de União Brasil e PSD. O partido de Gilberto Kassab busca emplacar Hugo Leal (RJ), enquanto a legenda comandada por Antonio Rueda tem dois cotados: Elmar Nascimento (BA) e Danilo Forte (CE).
O TCU é um órgão auxiliar do Congresso e é responsável por fazer auditorias e fiscalizar as contas públicas. Recentemente, a Corte de Contas ganhou ainda mais destaque no radar político em razão de um processo que avalia a decisão do Banco Central de liquidar o Banco Master.
Sem citar nominalmente o imbróglio, Helio Lopes disse entender que “o momento exige responsabilidade, equilíbrio e compromisso com a Constituição”.
“Seguirei conversando com os parlamentares, apresentando minha trajetória e minhas propostas para contribuir com o fortalecimento do controle no Brasil”, disse ele na publicação desta quinta. Apesar do apoio de Bolsonaro, a bancada do PL ainda vai decidir sobre o apoio à candidatura do parlamentar.
Helio Lopes é deputado federal em seu segundo mandato consecutivo. Antes, foi militar. É conhecido por ser próximo à família Bolsonaro e, depois da prisão domiciliar do ex-presidente, montou um acampamento na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que foi desmobilizado por ordem judicial. Desde então, o deputado também promove vigílias na entrada do condomínio em que morava o ex-presidente.
Uma mulher à beira de um colapso mental por cuidar sozinha de uma filha doente.…
Um tribunal da Áustria condenou nesta quinta-feira (19) um alpinista de 37 anos pela morte…
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, voltou a liderar o ranking de terminal…
Centro Paula Souza afasta e exonera servidores após desvio de celulares em Etec de Lins…
Em meio ao caso de roubo no Museu do Louvre, na França, novo jogo de…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder francês Emmanuel Macron discutiram…