Lula recebe ligação de premiê de Portugal sobre acordo UE-Mercosul


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (13/1), uma a ligação do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, que cumprimentou o brasileiro pelo acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

Segundo a nota emitida pelo Palácio do Planalto, os dois manifestaram satisfação com o acordo, que deverá ser assinado em 17 de janeiro, e “concordaram em trabalhar conjuntamente, de forma rápida e eficiente, para a implementação” do tratado.

“Ambos coincidiram que a decisão dos dois blocos é um gesto muito importante de defesa do multilateralismo e do livre comércio, com grande dimensão política e estratégica neste momento histórico”, diz a nota.

Na última sexta-feira (9/1) a maioria dos embaixadores do bloco europeu ratificaram o acordo durante reunião do Comitê de Representantes Permanentes (Coreper). França, Irlanda, Polônia, Áustria e Hungria se opuseram ao acordo, enquanto a Bélgica se absteve.

Venezuela

Durante a ligação, Lula e Montenegro também falaram sobre a situação política da Venezuela, cuja crise política foi aprofundada após a operação dos Estados Unidos que tirou o presidente Nicolás Maduro do país na madrugada de 3 de janeiro.

Desde então, o Palácio do Planalto condenou a operação, legando que a ação marca uma intervenção histórica na América do Sul. Ao mesmo tempo, as críticas tem sido feitas com cautela para não tensionar a relação recém-reestabelecida com o governo Donald Trump.

Na conversa, ambos teriam concordaram que evitar um cenário de instabilidade na região é “fundamental”.



Source link

Deixe um comentário

Translate »