Um trem regional descarrilou, na manhã desta segunda-feira (16), no sul da Suíça, deixando cinco pessoas feridas. Mais de 20 passageiros tiveram de ser retirados da composição.
O acidente, perto da cidade de Goppenstein, ocorreu enquanto a região estava sob a segunda escala mais alta de alerta de avalanche, no nível quatro de cinco.
“De acordo com as primeiras informações, uma avalanche pode ter cruzado os trilhos pouco antes da passagem do trem”, afirmou a polícia, acrescentando que o Ministério Público abriu uma investigação.
No momento do incidente, por volta das 7h locais (3h de Brasília), 29 pessoas estavam a bordo do trem, informou a polícia.
“Cinco pessoas ficaram feridas. Uma delas foi levada para o hospital”, disse a polícia, acrescentando que os demais passageiros foram resgatados e levados para um local seguro.
Uma forte nevasca caía na vila, localizada a uma altitude de 1.216 metros, conforme observou um jornalista da AFP. O trem não estava imediatamente visível.
Goppenstein, um importante centro de carga e descarga para transporte rodoviário e ferroviário, está localizado na saída do túnel ferroviário de Lotschberg. O trem descarrilou ao sair do túnel, informou a polícia.
A Suíça é conhecida pela sua extensa e pontual rede ferroviária, com serviços frequentes entre cidades, vilas e até aldeias.
Entusiastas ferroviários de todo o mundo viajam de trem por algumas das rotas mais pitorescas ou por aquelas com subidas excepcionalmente íngremes.
Os suíços são os maiores utilizadores de trens na Europa em termos de quilômetros percorridos por pessoa, mas o número de acidentes diminuiu nas últimas décadas, mesmo com o aumento do uso, de acordo com as estatísticas do governo.